Uma sexta-feira dia 13……..

No verão de 1981 arranjei trabalho em Pombal. Era para tomar conta de um bebe de dez meses, o Diogo, cujos pais, médicos os dois vinham consultar para os postos médicos da zona de Pombal durante um ano. Ganhava quatro mil escudos por mês. Como o trabalho não era muito , voltei a inscrever me para estudar de noite. Só que em Outubro desse ano tive um convite para ir trabalhar para a Bélgica, clandestina é claro! Nem hesitei, tratei de tudo e como não tinha dinheiro, pedi à minha madrinha que me emprestasse vinte contos. Com esse dinheiro fiz o passaporte, comprei a passagem de autocarro, mais um casaco e tal e sobraram me quinhentos escudos. No dia da partida troquei os meus quinhentos escudos em notas de vinte escudos pois como ia “passar férias”” devia, normalmente levar dinheiro e estava com medo do controlo na fronteira. Chegamos à fronteira entre Espanha e França de manha muito cedo. Alto controlo e muitas pessoas interditas de entrar em França. Entre elas: eu! Tiraram se as malas do autocarro, claro que as minhas notas de vinte não enganaram ninguém e eu, só pensava como iria voltar para casa com tão pouco dinheiro. Quando o policia me veio dar o passaporte, eu enfiei o na carteira e ao mesmo tempo caiu me o cartão de estudante da Escola Secundaria de Pombal. Ele apanhou o e perguntou me se eu era estudante ao que eu respondi que sim. Foi para dentro com o cartão e passados cinco minutos voltou e disse ao condutor do autocarro que eu podia seguir. Que alivio! No outro dia cheguei a Bruxelas onde ainda hoje tenho amigos. O meu anjinho da guarda estava lá nesse dia. Era sexta-feira dia 13 de Novembro!

Abraços

One response to “Uma sexta-feira dia 13……..

  1. 4 Contos de Reis?😀 E eu a pensar que a casa da avó custou 20😀 Os tempos eram mesmo outros.

    Também tenho de fazer umas maluquices para depois te atirar estas histórias à cara…😀

    Um resto de feliz aniversário, bj…

Deixe uma Resposta

